segunda-feira, 5 de março de 2007

Síntese Financeira

O acompanhamento semanal dos preços pelo BM, indica que na primeira quinzena de Fevereiro a tendência foi para uma ligeira subida dos preços, com destaque para os produtos alimentares frescos (frutas e vegetais).
Por seu turno, o Metical manteve-se estável no Mercado Cambial Interbancário (MCI), apesar de na primeira semana de Fevereiro ter sido notória alguma pressão para fazer face à procura de divisas para liquidação de facturas de combustíveis. A cotação média do USD no MCI foi de 25.85 MZM/USD no dia 15 de Fevereiro, o que equivale a apreciação da moeda nacional em 0.1% relativamente à cotação média do fecho de Janeiro. O cruzamento da cotação média do MT/USD com o câmbio do Rand e do Euro face ao dólar na praça de Londres resultou na depreciação do Metical em relação ao Rand e Euro, em 0.8% e 0.7%, respectivamente.
No Mercado Monetário Interbancário, as taxas de juro médias dos Bilhetes do Tesouro praticadas no último leilão de BTs da quinzena não registaram alteração em relação às observadas no último leilão de Janeiro, mantendo-se em 16%, 16.25% e 16.5%, para os prazos de 91, 182 e 364 dias, respectivamente. Igualmente, mantêm-se inalteradas as taxas de juro da FPC e FPD em 17.5% e 13% respectivamente, enquanto a taxa média das permutas de liquidez entre as instituições de crédito passou de 15.98%, no dia 31 de Janeiro para 16.1%, em 15 de Fevereiro.

Dados preliminares das Reservas Bancárias apontam que o saldo no dia 15 de Fevereiro foi de 6,231.5 milhões de Meticais, correspondente a um fluxo quinzenal de 77 milhões, tendo a componente em moeda nacional crescido 116 milhões de Meticais, perante uma redução da componente em moeda estrangeira (40 milhões de Meticais). O aumento das RB´s em moeda nacional é explicado pelos seguintes factores: (i) injecção líquida efectuado pelo Estado, no montante de 345 milhões de Meticais, no âmbito da execução orçamental; (ii) depósitos líquidos de numerário dos bancos comerciais junto do BM, no valor de 418.4 milhões de Meticais; e (iii) resgate líquido de Bilhetes do Tesouro, na ordem de 168 milhões de Meticais. Este acréscimo foi amortecido pela venda líquida de divisas efectuada pelo BM, equivalente a 781 milhões de Meticais e vencimento líquido de 33 milhões de Meticais que as ICs haviam obtido da Facilidade Permanente de Cedência.
Informação preliminar mostra que o saldo das Reservas Internacionais Líquidas no dia 15 de Fevereiro foi de USD 1,200 milhões, que equivale a um desgaste de USD 2.0 milhões na quinzena. Os principais movimentos observados, foram, do lado das saídas: (i) Venda de USD 22.5 milhões efectuado pelo BM no Mercado Cambial Interbancário; (ii) transferências líquidas das ICs para os seus correspondentes no exterior (USD 2.0 milhões); (iii) pagamento de dívida externa no valor de USD 0.5 milhões; (iv) Pagamentos efectuado pelo Estado no valor de USD 14.8 milhões; e (v) outras saídas (USD 3.8 milhões). No sentido de constituição destacam-se: (i) desembolso de USD 27.4 milhões de ajuda externa pelo Reino Unido; (ii) transferências de rendimento de mineiros, no valor de USD 4.7 milhões; (iii) juros de aplicações no exterior (USD 2.4 milhões); (iv) valorização do ouro (USD 1.9 milhões); e (v) outras entradas (USD 5 milhões).
De acordo com dados publicados pela Reuters, a cotação do Brent na praça de Londres reduziu em 5.5% relativamente a cotação de fecho do dia 31 de Janeiro, passando para USD 54.1 por barril. Esta queda está associada ao anúncio de previsão de temperaturas mais moderadas no nordeste dos Estados Unidos da América.
Segundo a mesma fonte, a cotação do Ouro na praça de Londres, no dia 15 do mês corrente atingiu USD 669.0 por onça, mais 2.5% acima da cotação do dia 31 de Janeiro.
O processo de substituição do Metical da antiga família pelo da nova família prosseguiu no período, com normalidade, tendo o peso destas últimas atingido no dia 16 de Fevereiro 94% do total das notas e moedas em circulação. Com efeito, de um saldo de 7,158.40 milhões de MTn em circulação, 6,723.58 milhões correspondem à nova família e, o remanescente (434.82 milhões) à antiga família.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial